A Quinta do Estado na Falagueira

Os terrenos da Quinta do Estado na freguesia da Falagueira-Venda Nova no município da Amadora são propriedade da empresa do Estado CONSEST.

Mas o que é a CONSEST? A CONSEST – Promoção Imobiliária S.A. foi constituída em 30 de dezembro de 2002 por deliberação da SAGESTAMO. Em junho de 2015 fruto da fusão por incorporação da SAGESTAMO, sua até então única acionista, na PARPÚBLICA – Participações Públicas, SGPS,S.A., o seu capital social passou a ser inteiramente detido pela incorporante PARPÚBLICA. Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa sob o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva 506 426 297. Dado o contrato de gestão dos membros do Conselho de Administração existir ao nível da ESTAMO, não lhes foram fixados objetivos específicos no âmbito da gestão da Sociedade. Não obstante, o enfoque da atuação centra-se no assegurar de uma gestão racionalizada, continuadamente empenhada na obtenção de resultados no que ao desenvolvimento urbanístico da Falagueira se refere, em paralelo com o cumprimento das orientações estratégicas definidas para o Setor Empresarial do Estado.

Representacação de possível projeto no website da CONSEST

Para além da propriedade estatal dos terrenos, existe ainda a expectativa quanto à Via Distribuidora Estruturante de ligação da Falagueira ao Casal de São Brás, projecto assumido pela Camara Municipal da Amadora em 2019.

No PDM da Amadora em vigor está prevista uma via de ligação da Estrada dos Salgados ao Casal de São Brás com vista a servir a zona norte do concelho. Com as intervenções previstas para os terrenos da Falagueira e após a construção do troço da via distribuidora estruturante – L5 do nó da CRIL, na Damaia de Baixo, até à rotunda da estação do Metropolitano de Amadora Este, justifica-se executar aquela ligação que virá proporcionar melhores condições de acessibilidade à zona norte tanto em transporte individual como em transporte público, e, consequentemente reduzir tráfego rodoviário no eixo da Rua Elias Garcia e na Estrada da Falagueira.


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *